Pular para o conteúdo principal

Sabores do inverno

Como não se apaixonar pelo inverno e os encantos que ele traz? O frio não só realça todo o charme europeu de Santa Maria de Jetibá, como também, com ele, vem uma excelente época para apreciar refeições quentes. Desde o saboroso “fondue” até às deliciosas e variadas sopas e caldos.

Caldo de Cenoura 

Deixe-me explicar o surgimento de uma receita que costumo fazer. Há alguns anos eu e meu marido Wésley, também colunista do Jornal, éramos líderes de casais em uma igreja local e, como de costume, organizamos uma noite de caldos para o dia dos namorados. Na semana anterior ao evento, começamos a fazer alguns testes, pois queríamos sair do convencional. Usamos tudo o que tinha na geladeira desde brócolis até beterraba e alguns testes, de fato, nos surpreenderam. O de usar beterraba, por exemplo, ficou rosinha, irresistível aos olhos! Mas, teve uma receita que sobressaiu de todas com seu sabor agridoce, inconfundível, que ganhou meu coração: o ‘’caldo de cenoura’’! Mas, calma! Assim como as típicas passas no arroz na Ceia de Natal, o caldo de cenoura não é para todos os paladares… ou você ama, ou você odeia! Chegou o grande dia do evento e essa delicinha não podia ficar de fora! Outros três tipos de caldo foram servidos: caldo verde, de feijão e o famoso ‘péla égua’. Não preciso nem dizer qual foi o mais pedido! Algumas pessoas não provaram, mas, a grande maioria provou, aprovou e ainda repetiu. Sempre que faço essa receita, é um sucesso. Anote no seu caderninho e na próxima oportunidade surpreenda sua família e amigos. Vamos à receita:
Ingredientes:
2 cenouras, 2 batatas, 2 colheres (sopa) de azeite, 2 xícara de água, salsa a gosto, sal a gosto, 200gr de bacon, 200gr de linguicinha defumada, couve picadinha.
Modo de preparo:
1 – Descasque, pique e cozinhe as cenouras e batatas, reserve.
2 – Corte o bacon e a linguiça em cubos bem pequenos e frite bem no azeite.
3 – Bata as cenouras e batatas no liquidificador juntamente com a água.
4 -Em uma panela junte o caldo de cenoura com a batata; o bacon e a linguiça já fritos, a salsa e a couve picadas.
5 -Depois de levantar fervura, cozinhe por mais 5 minutos, prove o tempero e salgue como preferir.
6 -Sirva com torradas (passe manteiga e polvilhe orégano antes de assá-las, fica uma delícia)
Dica: Deixe o sal por último, pois o bacon e a linguicinha soltam bastante sal durante o cozimento.
Para quem está de dieta, substitua a batata por aipim; e o bacon e a linguiça substitua por carne moída (patinho).
Deixe sua opinião nos comentários
Bom apetite!



Fondue de Queijo

Ingredientes
·         1 lata de creme de leite,   1 copo de requeijão,  200g de queijo "mozzarella" ralado,  200g de queijo provolone ralado,  200g de queijo gorgonzola picado
Modo de Preparo
      1 -  Em uma panela aqueça em fogo médio o creme de leite com o requeijão até começar a borbulhar.
      2.    Adicione o queijo gorgonzola, abaixe um pouco o fogo e mexa até o gorgonzola incorporar bem a mistura.
3.      Acrescente o queijo "mozzarella" e depois o provolone. Continue mexendo até que todos os queijos tenham derretido por completo, ficando uma mistura homogênea.
4.    Transfira então para a panela de founde.

Modo de Preparo - Acompanhamentos:
1.      Pães, torradinhas, presunto cortado em tirinha, salame, linguiça fina frita, polenguinho, pedacinhos de legumes, pedacinhos de frango, entre outras coisas!


Arroz doce com casca de laranja e canela

Ingredientes
1 xícara (chá) de arroz, ½ xícara (chá) de açúcar, 1 pitada de sal, 2 xícaras (chá) de leite, 2 ¼ de xícara (chá) de água, ½ lata de leite condensado, casca de 1 laranja, canela em pó, 2 cravos-da-índia.

Modo de preparo
1. Lave o arroz e deixe escorrer numa peneira ou escorredor.
2. Numa panela média, junte o leite, a água, o arroz, o açúcar, o sal, a casca de laranja (sem a parte branca) e o cravo. Leve ao fogo alto e misture muito bem. Quando começar a ferver, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por 20 minutos, mexendo de vez em quando.
3. Após os 20 minutos, acrescente o leite condensado, mexendo sempre, e deixe cozinhar por 5 minutos.
4. Retire do fogo e transfira para um recipiente para esfriar. Quando amornar, leve à geladeira. Polvilhe com canela em pó na hora de servir.






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cronograma Capilar o que é e como fazer?

Mamães de 1ª viagem - Enxoval

Há algum tempo tenho recebido pedidos para fazer uma matéria sobre o enxoval do bebê. E não foram só gestantes não!! Futuras madrinhas, tias, pais e até avós já me pediram. Usei da minha experiência com a Lavínia e com Rebeca para analisar listas prontas e adaptar para o que realmente precisamos de cara, na chegada do bebê. Para me ajudar mais ainda com essa lista, recorri ao livro da Chris Flores para me servir de base naquilo que eu ia escrevendo pois, além de eu não querer que faltasse (ou sobrasse) nada, o livro é TODINHO ESSENCIAL para as gestantes, na minha humilde opinião. Aliás, pode colocá-lo na lista seja para você mesma ou para presentear alguém. Ele não é daqueles livros gigantescos e tem TUDO que a gente quer saber, de forma simples e deliciosa de ler. Meu concelho é fazer um Chá de Bebê, com lista em alguma(s) loja(s) para que, esse custo todo venha em forma de amor e carinho daqueles que querem te mimar nesse momento tão importante e único que é a gestação. Mas,